global.stay-tuned

Gentileza gera gentileza

O dicionário define gentileza como amabilidade. Ela tem a ver com gestos de cuidado, carinho, cortesia...

Gentileza gera gentileza

O dicionário define gentileza como amabilidade. Ela tem a ver com gestos de cuidado, carinho, cortesia, ajuda e afeto entre as pessoas que tornam a convivência e o ambiente mais leves e mais agradáveis. Seu potencial de contágio forma redes de pessoas gentis que melhoram os dias umas das outras. Por que não fazer tudo isto acontecer nas nossas escolas?

A Educação Adventista acredita na aplicação da gentileza dentro da rotina escolar envolvendo professores, colaboradores, estudantes e seus familiares. Para aumentar e fortalecer a corrente do bem dentro das nossas instituições, seguem sugestões de alguns gestos simples e transformadores.

1- Escreva uma cartinha para a professora

Lecionar está entre as tarefas mais nobres que existem, embora esteja também entre as menos reconhecidas. Já pensou em valorizar mais sua professora e escrever sobre sua gratidão numa cartinha ou bilhetinho? Ela se sentirá querida e perceberá o tamanho da sua relevância na vida de alguém.

2- Ajude um amigo que está com dificuldades em alguma matéria

Você tem facilidade com as exatas, mas seu amigo quebra a cabeça para resolver as equações. Sugira sentar-se com ele para estudar e ajudar com aquilo que ele tem dificuldades. Entre as tantas coisas que a escola possibilita, essa parceria e esse convívio social entre colegas de classe está entre as mais preciosas que ajudam na formação dos estudantes para além do âmbito acadêmico.

3- Pergunte como o zelador da sua escola está e elogie o trabalho dele

Uma escola é feita por vários colaboradores e muitos deles são invisibilizados durante a rotina. Às vezes alunos e professores passam por um zelador todos os dias e sequer saber seu nome, mas todos sempre tem um banheiro cheiroso para usar e uma carteira limpinha para sentar graças ao trabalho dele. Estenda sua gentileza para todas as pessoas.

4- Cultive a prática de dividir um lanche

Sabe aquele sanduíche delicioso que você separou para aquele intervalo entre aulas? Se você é professor, colaborador ou aluno, não importa, divida com com alguma pessoa querida que não teve dinheiro ou tempo para comer. A comida une pessoas e costuma ser ótima opção na hora de demonstrar gentileza.

Dá para colocar todos esses gestos em prática sem nenhum prejuízo pessoal. A gentileza enriquece o ser humano em experiência, afeto e amizade.E a gratidão nos olhos da pessoa com quem você foi gentil não tem preço que pague.